13 setembro 2014

Divergente - Veronica Roth - Resenha - Primeiro livro


Divergente é o primeiro livro da trilogia distópica: divergente. A história se passa em Chicago em um futuro incerto e a civilização tem como base cinco facções, a Abnegação que são os caretas, a Erudição que são os inteligentes, a Audácia que são os corajosos, a Amizade que são as pessoas da paz e amor, a Franqueza que são os honestos e os sem facção que não se encaixam em nenhuma das cinco . O livro é narrado em primeira pessoa pela Beatrice Prior que faz parte da abnegação, e ela terá que fazer o seu teste de aptidão que é basicamente um teste para mostrar em que facção ela pertence.



Mas no teste de aptidão de Beatrice ela descobre algo inesperado: Ela é divergente. E na verdade os divergentes são uma ameaça para o governo e então Prior tem que fazer de tudo para que não descubram a verdade, e nem mesmo pode confiar em seus amigos.


Após escolher a Audácia como sua nova facção e deserdar da abnegação, ela se depara com uma facção militar e rígida. E para os iniciantes que decidiram escolher a audácia, vão ter que participar de uma "competição" para saber quem são os mais fracos e para que permaneça apenas os mais fortes.

 E a partir dai da história de Veronica Roth, Beatrice descobre que o governo não é tão certo assim, e começa a descobrir coisas e perceber porque ela pode ser uma ameaça para o sistema de facções sendo uma divergente.
Toda a trilogia é muito boa, mas divergente foi o de todos, o que eu mais gostei mas isso não anula o fato de que os outros da série também são maravilhosos.

Recomendo sem dúvidas os livros tanto como o filme que foi lançado esse ano de 2014 que foi bem fiel a filme. Gostei bastante da ideia da autora com essa distopia. Já estou bem ansioso para reler toda a série novamente pois além de uma leitura fácil e cativante é uma boa história para se ter uma certa reflexão.

A série foi lançada pela editora Rocco e sua edição ficou bem legal e proporcional com o tanto de páginas do do livro. Espero que tenham gostado da resenha, comentem abaixo o que acharam e se tiveram interesse na leitura deste livro tão criativo e com um suspense extraordinário, e não se esqueça de nos seguir no twitter.



Um comentário:

  1. Ainda não consigo gostar deste livro. Fico entre aquele sentimento de amor e ódio com relação a Beatrice. Mas enfim, espero gostar de Insurgente! :)

    Beijos

    Clouds and Fantasy

    ResponderExcluir