10 setembro 2014

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne - Resenha

Bruno é apenas um garoto de 9 anos anos que não entende sobre Guerra Mundial e outras coisas relacionadas. A única coisa " terrível" que ela está ciente é de que seu pai, o comandante que trabalha para Hitler, conseguiu uma "promoção" e agora, eles terão que se mudar para um novo bairro.

 Bruno até então não consegue entender os motivos da mudança, e protesta até o último segundo, o porque de ter que deixar sua moradia em Berlim, seus amigos, escolas e etc...

 Em seu novo lar, Bruno e Gretel (sua irmã) se veem entediados, pois no nova bairro não possui nada além de árvores e uma cerca bem ao longe, que Bruno avista pela janela de seu quarto, e que separa sua casa de um lugar com várias cabanas onde vivem pessoas carecas e de pijama listrado.



Bruno não consegue entender o motivo de seu pai proibir, ele e sua irmã de se aproximarem daquele lugar, logo Bruno resolve então explorar escondido, até que ao se aproximar da cerca, se depara com uma menino chamado Shmuel que então era careca e usava pijama listrado.

A partir desse dia, eles passaram sempre a se encontrar no mesmo lugar, separados pela cerca, e sempre escondido.

E todo o resto da história se passa entre esses dois amigos: um judeu e o filho de um comandante do exército de Hitler.

A história de John Boyne é magnifica e está muito perto de ser um dos melhores livros que eu li este ano. O jeito com que ele junta os dois lados inimigos (A raça ariana e os judeus, que viviam em conflito durante a segunda Guerra Mundial) me impressionou e realmente sua obra chega à beirar a perfeição.

Eu me identifico bastante com livros que se passam em períodos de guerra, e isso influenciou bastante a minha paixão pela trama criado por Boyne.
Recomendo a leitura deste livro sem duvidas, e me fez ter um novo olhar dos dois lados do conflito na Guerra e traz em aberto um assunto antigo mas que ainda sim é bastante comentado hoje em dia.

O livro foi lançado pela editora seguinte. Sua capa realmente tem tudo a ver com o enredo do livro, e seu destaque foi tão grande que ganhou uma adaptação muito famosa para o cinema.

 Espero que tenham gostado da resenha e comente abaixo o que acharam. E não esqueça de nos seguir no Twitter.
/Thales

3 comentários:

  1. Ganhei recentemente esse livro e não vejo a hora de poder lê-lo. Amei seu blog, ele é lindo, parabéns.
    Beijos,
    Neyla.
    http://pordentrodaloucura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, também gostei bastante de seu blog.
      E recomendo que você leia mesmo, é muuuuito bom.

      Excluir
  2. Oii, eu amei esse livro, quando terminei de ler fiquei tipo uó.... por uns 10 minutos, até me recompor asuahshs
    Gostei bastante do blog, e me surpreendi por vocês serem meninos e gostarem de ler, que se dedicam a blog e a sua vida "social", eu amo ler, se pudesse teria um biblioteca no meu quarto, mas pena que meus amigos, principalmente os meninos não apreciam a leitura. Beijos . ♥

    http://notinhasderodape.blogspot.com.br/


    http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2015/02/john-green-tainara-rodrigues.html

    ResponderExcluir